O documentário é o gênero do cinema que mais se aproxima do jornalismo eletrônico. Embora tenha como característica transformar o banal em espetáculo cinematográfico, não deixa de ser poético e subjetivo, carregando a marca de seu autor. Em outras palavras, apesar de ser uma produção em equipe, o documentário é de autoria do diretor do filme.
De acordo com Bill Nichols o documentário não é reprodução do real, mas a representação de algum aspecto do mundo, o mundo histórico ou o mundo social. Pode ser considerada como fonte de conhecimento, como experiência compartilhada do mundo histórico tal como o conhecemos, como o encontramos ou como cremos que os outros o encontram, defesa social e transmissão de notícias.
Histórico:
As primeiras imagens: Louis Lumière grava com o cinematógrafo o cotidiano de pessoas comuns e exibe em sessões pagas do Grand Café, na França, em dezembro de 1895. Na primeira década do século XX, surge a montagem paralela (ações simultâneas), regras e convenções para gravar e editar uma montagem narrativa. Começava, em 1908, a surgir a noção de ponto de vista.
Nanook of the north (Nanook, o esquimó, 1922) foi o primeiro documentário realizado no Canadá.Robert Flaherty, explorador norte-americano gravou o cotidiano dos esquimós, com um método de pesquisa, filmagem e montagem, uma ‘narratividade documentária’.
Sugestão de docs:
Lixo Extraordinário:
Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei:
Ayrton Senna:
Nenhum comentário:
Postar um comentário