terça-feira, 8 de novembro de 2011

Primeiro dia de Mostra Social de Documentários

A Mostra Social de Documentários começou com o pé direito. Apesar da forte chuva que parou a cidade, muitas pessoas enfrentaram o mal tempo para conferir a estréia da mostra.

por Leonardo Carvalho

A abertura ficou por conta da primeira palestrante, a professora doutora do curso de cinema da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amaranta César.

Amaranta César/ por Aline Valadares

Amaranta apresentou conceitos de documentário, as diferenças entre o filme ficcional e o documentário e ainda destacou a importância dos docs como ferramenta democrática, dando lugar de fala àqueles que socialmente são desfavorecidos ou marginalizados.

Confira um trechinho da palestra comandada por Amaranta César:




A palestrante também apresentou trechos de documentários para ilustrar sua argumentação.

por Aline Valadares

A mostra teve seguimento com a exibição dos documentários Entre os trilhos e a maré, dos diretores Marina e Shalla; Dead Billies, dos diretores Fabiana Massoquete e Gabriel; e Rosário dos Pretos, dos diretores Patrícia Matos, Fernando Barbosa e Carlos José.

Ao fim de cada filme, os ex-alunos da Faculdade Social e produtores dos filmes contaram como foi o processo de produção, as idéias e intenções de cada trabalho. Com isso, compartilharam com os presentes as experiências da produção de um documentário.

por Aline Valadares
por Aline Valadares

por Aline Valadares

A mostra ainda acontece nos dias 09 e 10 de novembro, agora a noite, a partir das 18h30, também no auditório do Instituto Social da Bahia (Isba), em Ondina.

Um comentário:

  1. Oi, pessoal. Acho que vocês estão esquecendo de citar uma das diretoras do documentário Entre os Trilhos e a Maré (Priscila Pitanga, Marina Cohen e Shahla). Ok?!

    ResponderExcluir